sábado, 13 de setembro de 2008

Easy Rider (1969)

Easy Rider (1969) - Dennis Hopper
No brasil: Sem Destino

Foi o filme que me deu a idéia de um blog sobre os filmes que assisto.
Não entendo perfeitamente da década de 60/70 dos Estados Unidos para entender completamente o que representou esse filme. Sei que foi uma produção de orçamento simples mas que rendeu milhões.
O que faz dois caras venderem um punhado de cocaína para poderem viajar pelo país? Em Easy Rider é bem claro: eles querem ir a todas as festas, fumar toda maconha que puderem e ter liberdade pelo resto da vida. A liberdade é o grande ponto deste filme.
Jack Nicholson conseguiu dois prêmios de ator coadjuvante neste primeiro filme de sua carreira ao interpretar George Hanson. É neste personagem que estão as melhores frases do filme. As frases sobre a liberdade e o medo que a população do local têm dessa palavra tão forte.
Talvez o único momento em que os dois motoqueiros tenham ficado perto da tal liberdade é quando chegam com o etranho caroneiro na comunidade hippie. Mesmo que aquele lugar possua algumas regras de convivência, eles não estão ligados a mais nada que não seja a união entre eles mesmos e a terra que tentam plantar. Alí as pessoas vivem de favores uns dos outros e do que eles mesmos fazem. E, o mais importante, qualquer um pode sair quando achar necessário.
O final de Easy Rider ficou na minha cabeça por um longo tempo. Os dois motoqueiros são mortos à beira da estrada pelo simples motivo de serem uma ameaça à tão boa sociedade sulista escravocrata e xenófoba. Como diz Hanson, a liberdade que representam os motoqueiros não é a liberdade pregada pelos fazendeiros do lugar, esta uma grande mentira com nome de liberdade. Ser livre é ser o outro. E o outro sempre foi um grande probema na história da humanidade.
Contudo não vou pintar de santos os dois motoqueiros. Eles tiveram muitas chances de chegar mais perto da vida que desejavam, mas sempre buscavam mais e mais. Uma das últimas falas de Wyatt é "estragamos tudo". Não é para menos.
Eles buscaram abraçar algo grande demais. As cenas da alucinação de ácido deixam bem claro que eles também possuem vazios que não são preenchidos com a fuga e as drogas. Mais uma vez, a vila dos hippies é o lugar mais próximo daquilo que sonhavam desde o início. O puteiro, a feira e a viagem no cemitério mostram o quanto se tornaram decadentes no momento em que foram abalados pela morte de Hanson. Ou ainda, o quanto deveriam ter desfrutado mais da vila dos Hippies. Durante a cena do puteiro, Wyatt lê em uma parede a inscrição de que o modo como um homem morre conta sobre sua vida. Vemos algo à beira da estrada pegando fogo. É a premonição da morte dos motoqueiros.

Nenhum comentário: